quinta-feira, 1 de junho de 2017

Petróleo: mistura de hidrocarbonetos

  O Petróleo é um produto da transformação da matéria orgânica (encontrada no fundo dos mares ou em terra) que passou por modificações ao longo de milhares de anos. O nome dado a essa espécie deriva do latim: petra = pedra, oleum = óleo e, como o próprio nome já diz, é um líquido oleoso (denso e de cor escura), extraído da pedra.
  
Composição química do Petróleo:Esta matéria é composta por produtos nitrogenados e sulfurados (derivados do nitrogênio e enxofre), oxigênio e matéria orgânica decomposta. É considerado uma mistura de hidrocarbonetos porque seus derivados possuem de 1 a 38 carbonos em suas cadeias estruturais, como também hidrogênio.
O petróleo é um dos recursos naturais de que mais dependemos no dia-a-dia, estando presente em inúmeros produtos pelo fato de compor suas matérias-primas. É um recurso não renovável, pelo fato de que a sua recomposição na natureza não se dá em tempo compatível com o seu uso, já que leva milhões de anos para se recompor e pode ser consumido em segundos. 

Os hidrocarbonetos não são apenas de um único composto químico, sendo separados por meio de um processo de destilação fracionada e usados como matéria-prima para gás de cozinha, gasolina, querosene, óleo diesel, betume, entre outros.

Estes hidrocarbonetos são subdivididos nos seguintes grupos: alcanos (cadeia aberta / ligações simples); alcenos, alquenos (cadeia aberta / 1 ligação dupla); alcinos ou alquinos (cadeia aberta / 1 ligação tripla); alcadienos ou dienos (cadeia aberta / 2 ligações duplas); ciclanos (cadeia fechada em ligação simples); ciclenos (cadeia fechada com uma ligação dupla) e aromáticos (com anel aromático/ benzênico).


Questão de vestibular e Enem:
  • (Unioeste 2012) A respeito das propriedades físicas e químicas dos combustíveis (gasolina e álcool), e da interação destes com a água, são feitas as seguintes afirmações: 
I. A gasolina é composta principalmente por hidrocarbonetos saturados contendo de 5 a 12 carbonos na cadeia; 
II. O álcool é miscível na água devido às interações por ligações de hidrogênio existentes entre ambos compostos;
III. A densidade da água é menor do que a densidade da gasolina;
IV. O álcool, denominado etanol pela IUPAC, não é um combustível renovável;
V. A gasolina, derivada do petróleo, é um combustível fóssil assim como o carvão mineral. 

São corretas as afirmativas:
a) I, II e III. 
b) III, IV e V. 
c) I, IV e V. 
d) II, III e IV. 
e) I, II e V. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário